Sessao Sofia: poesia&psique

Desde que aprendi a ler, qualquer papel impresso era uma possibilidade de descobrir coisas sobre o mundo, poderia ser um livro colorido ou um manual de instrução. Passava horas fuçando as estantes de qualquer casa que visitava onde havia qualquer brochura.

E assim, fui me encantando e me interessando por qualquer tipo de história. E quando comecei a estudar literatura na escola, encontrei meu primeiro amor.

Foi através da literatura que comecei a entender mais sobre mim mesma. Nas linhas de um poema, um trecho literário ou um romance, encontrava personagens que sentiam o mesmo que eu. Dessa forma, me sentia mais compreendida, acolhida e menos só com meus questionamentos.

Amor que me levou a cursar Letras e me aprofundar ainda mais sobre a Literatura. Durante meus estudos, naturalmente convivendo com aqueles inúmeros personagens, ia tecendo seus mundo interiores e os meus. Ao analisar suas trajetórias, eu entendia mais da minha. Por dentro e por fora.

Depois de algumas peripécias que a vida apronta e vai apontando, fui trocando o giz pelo divã. E cada vez mais, percebia o quanto de Literatura havia na clinica. A palavra literatura vem do latim “littera”, que significa letra. Literatura é a arte com as letras, a própria linguagem, o próprio ato de tecer sua narrativa. Seja escrita ou falada.

E ao ouvir o outro e a mim, inúmeras vezes, eu me lembrava de poemas, contos ou romances que expressavam todos os sentimentos e enredos vividos em nossa jornada. E assim, costurando meus saberes e minhas experiencias, apresento a Sessao Sofia: Poesia&Psique , para sentirmos juntes os poemas dessa caminhada.


Patricia C. Leite

Psicoterapeuta (e às vezes, poeta)



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Casa de Sofia - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por B2K Marketing