O que é Análise Bioenergética?




A Análise Bioenergética é uma abordagem de psicoterapia-corporal criada por Alexander Lowen baseada nos trabalhos de Wilhelm Reich (1897-1957) médico, psicanalista e colaborador de Freud sobre a teoria psicanalítica. Reich postulava sobre a conexão das neuroses e seus efeitos no corpo físico (couraças), ou seja, o que se passava na psiquê tambem se refletia no corpo.


"Ter consciência do seu corpo é um dos dogmas da bioenergética, pois essa é a única maneira de descobrir quem você é, isto é, o que é sua mente. Em relação a isso, a mente funciona como órgão perceptivo e reflexivo, sentindo e definindo o animo, os sentimentos e os anseios do individuo". ( Lowen)


Por exemplo, você já percebeu como seu corpo reage diante de uma situação de medo, ansiedade ou prazer? Ele emite sinais o tempo todo, muita vezes antes de decifrarmos

cognitivamente a emoção.


Você já notou a diferença da sua energia física ou bem-estar físico quando você está triste ou alegre?


Se fizermos uma rápida reflexão, podemos perceber instantemente essa conexão mente-corpo e como elas são integradas na manifestação das emoções.


A Análise Bioenergética possibilita com sua técnica e teoria o resgate dessa relação com nossa psiquê e nosso corpo para um funcionamento mais saudável, integrado e livre para expressão de nossos sentimentos e desejos.


Essa abordagem analisa o paciente combinando corpo e mente. Ou seja, atua sobre os níveis psíquico e somático. A proposta desta ferramenta é promover o encontro do indivíduo com suas emoções e os sintomas físicos que elas causam.


Durante a sessão, o profissional irá trabalhar de duas formas. Inicialmente, o psicoterapeuta parte do conteúdo verbal, ou seja, conversas trocadas entre o paciente, que irá contar o que lhe aflige. E aí, só então, inicia-se o trabalho com o corpo.


São realizados trabalhos de respiração, movimentos corporais que trabalham os padrões de tensão. Algumas técnicas são utilizadas, como o Grounding (Enraizamento). Essa postura permite ao paciente uma experiência de contato com sua própria realidade. Ela faz com que o paciente permaneça no tempo presente, sentindo seu fluxo de sentimentos e emoções de forma mais consciente e sensível.


0 visualização

Casa de Sofia - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por B2K Marketing