O que é a Psicoterapia?




Em cartas enviadas ao jovem escritor Franz Xaver Kappus, reunidas no livro Cartas a um Jovem Poeta, Rainer Maria Rilke se apresenta como um tutor, acolhendo toda sorte de emoções comuns aos que iniciam a busca de sentido de sua vida.


Em um dos trechos ao aconselhar Franz sobre sua vocação, Rilke escreve: " -peço lhe que deixe tudo isso. (...) O senhor está olhando para fora, e é justamente o que menos deveria fazer neste momento. (...)Não há senão um caminho. Procure entrar em si mesmo.(...)Investigue o motivo que o manda escrever; examine se estende suas raízes pelos recantos mais profundos de sua alma(...).Nada poderia perturbar mais do que olhar para fora e aguardar de fora as respostas a perguntas a que talvez somente seu sentimento mais intimo possa responder na hora mais silenciosa."


Ao convidar Franz a olhar para si mesmo, Rilke propõe que ele entenda, primeiramente, o que se passa dentro de si, procurando sua identidade genuína e o mais livre possível de influências externas. Era necessário encarar com coragem e honestidade os momentos de angustias, de ansiedade, de alegria, etc. para que ele concretizasse sua obra de forma criativa e significativa.


Podemos dizer que as correspondências entre Rilke e Kappus, tinham certa característica terapêutica, pois através desse diálogo, construíam um olhar mais apurado e claro sobre Si Mesmo, sobre o Outro e sobre suas relações com o Mundo.

A Psicoterapia é o processo para a construção dessa comunicação interna e externa diante, muitas vezes, do caos e desafios da existência.


Através da análise dos conteúdos psicossomáticos, da expressão das emoções, angustias, medos, comportamentos, e etc., compreende-se melhor os conflitos e suas dinâmicas, criando caminhos menos sofridos para encará-los. A psicoterapia integrativa é a reunião e aplicação de diversas técnicas e recursos terapêuticos para uma abordagem holística dos aspectos da saúde psíquica do ser.  Ela é recomendada a todos que buscam paradigmas mentais, emocionais e somáticos mais saudáveis e conscientes. É uma forma de tratamento e prevenção do colapso do organismo como um todo.



3 visualizações

Casa de Sofia - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por B2K Marketing